Massagem Tailandesa
A MASSAGEM TAILANDESA é uma das mais antigas tecnicas de massagem utilizadas até hoje, cuja história remete aos monges budistas.
A massagem tailandesa incorpora a filosofia em torno do conceito chinês de acupuntura, e combina estas filosofias com os exercícios de alongamento feito por iogues da Índia. O objetivo final da massagem tailandesa é fazer quem recebe a massagem atingir a iluminação espiritual e a harmonia. Em um nível básico, a massagem tailandesa é utilizada para ativar a capacidade do corpo de auto-cura e promover uma melhor saúde e bem-estar.
Assim como na maioria das práticas de cura orientais, a massagem tailandesa utiliza pontos de pressão, que são chamados sen na Tailândia. Praticantes de massagem tailandesa alegam existir 72 mil ienes no corpo, dos quais dez tem alta prioridade quando se trata de fazer a massagem. Aplicando pressão a estes pontos sen há desbloqueio do fluxo de energia e restauração do equilíbrio do corpo. Nos termos da medicina ocidental convencional, a massagem tailandesa é aceita para aumentar a circulação de sangue dentro do corpo e eliminar as toxinas que causam dor e doença ao corpo.
Reflexologia – Massagem pés e mãos
Para aqueles que vivenciaram a experiência, massagem nos pés é muito bom. Quando a pressão é aplicada a vários pontos na sola do pé, parece que toda a tensão que se acumulou ali está sendo liberada; levando ao organismo uma sensação de alívio imediato.
A Reflexologia não é somente a massagem nos pés, é uma prática de cura, onde a pressão é aplicada a determinadas áreas dos pés, mãos e ouvidos – para trazer a cura para o corpo. Essas áreas são chamadas de zonas ou reflexos, o coração da reflexologia é a teoria de que cada zona ou reflexo corresponde a um determinado órgão do corpo.
A Reflexologia costumava ser conhecida como terapia de zona e alguns profissionais ainda fazem uso deste termo.
Os praticantes da reflexologia afirmam que os princípios da prática existe há cerca de cinco mil anos. Diz-se que existem provas arqueológicas que comprovam a prática de reflexologia, no Egito, China e Japão desde 2700 aC. A prática da reflexologia em si, porém, só veio ao mundo ocidental durante o século 19.
Como afirmado anteriormente, em reflexologia, acredita-se que o pé, mão e orelha são segmentadas em diferentes zonas ou reflexos e estas zonas correspondem a uma determinada parte do corpo. Acredita-se também que os pés e as mãos são muito sensíveis, como eles têm sensores de pressão que estão relacionados com o mecanismo de fuga ou luta do corpo. O fluxo de energia através do corpo podem ser bloqueadas nestas zonas, causando estresse e prejudicando o bom funcionamento de determinados órgãos do corpo. Quando os órgãos do corpo não conseguem fazer seu trabalho corretamente, as doenças se desenvolvem.
Como o corpo é dividido de acordo com a reflexologia?
* Pé esquerdo ou mão esquerda – o lado esquerdo do corpo
* Pé direito ou mão direita – o lado direito do corpo
* Interiores do pé / mão – a espinha
* lados exteriores de pé / mão – braços e ombros
* Os dedos do pé e dedos – cabeça e pescoço, bem como os órgãos no interior
* Os ossos longos dos pés / mãos (o arco) – cintura
* Área acima do arco e debaixo dos pés (a bola do pé) – entre órgãos da cintura e do pescoço (pulmões, coração, mama, fígado, estômago, etc)
* Espaço abaixo do arco (o calcanhar) – órgãos abaixo da cintura
Massagem Linfatica
A massagem linfática ou drenagem linfática, contribui bastante para a saúde física, confira abaixo.
Massagem linfática, também conhecida como drenagem linfática, é uma forma delicada de massagem que utiliza movimentos rítmicos suaves que estimulam o sistema linfático. Realizada principalmente para promover a circulação da linfa, que é um líquido transparente que flui ao redor do corpo para apreender material estranho, como vírus, apoiando o funcionamento do sistema imunológico. Através deste tipo de massagem, bloqueios no sistema linfático são removidos e as toxinas são liberadas de forma mais eficaz para fora.
Como funciona a drenagem linfática?
Primeiro, você tem que saber que o sistema linfático faz exatamente. Sua função primordial é regular o sistema imunológico e ajudar na remoção de resíduos do corpo. Ele elimina as toxinas que podem prejudicar o organismo e causar vários tipos de doenças. Quando esse sistema fica lento, ou quando ocorre um bloqueio, o fluido tende a acumular-se em determinada parte do sistema. Quando isso acontece, uma pessoa sente-se cansada e pesada, fazendo inclusive que uma pessoa fique mais propensa a diferentes tipos de doenças.
Em uma massagem linfática, seus nódulos linfáticos são estimulados. Esta estimulação ajuda a limpar os bloqueios e ajuda a linfa a circular através do corpo de forma mais eficiente – o que irá ajudar na eliminação de toxinas e, portanto, melhorar o funcionamento do sistema imunológico.
Quais são os benefícios da drenagem linfática?
Os benefícios dados pela remoção de toxinas do organismo ajudam a prevenir uma grande variedade de problemas de saúde. Mas, além disso, a massagem linfática também pode melhorar o metabolismo, o que é muito importante para manter o peso adequado, emagrecer e ter uma boa saúde.
A massagem linfática também é conhecida por ser eficaz na produção de energia, o que é ótimo para aqueles que sofrem de lesões desportivas, baixo consumo de energia e stress. Hoje, a maioria das pessoas estão estressadas com o trabalho e com outros problemas do cotidiano, por isso uma massagem linfática ocasional, contribuirá em muito para tornar as coisas mais fáceis e mais relaxantes – proporcionando maior qualidade de vida.
Além disso, esta terapia pode aliviar os efeitos negativos provocados por possíveis bloqueios no sistema linfático: dores articulares, dores de cabeça, enxaqueca, cólicas menstruais, gripes e resfriados, artrite, perda de apetite, celulite, acne, fadiga, mau humor, doenças respiratórias e até mesmo depressão. Globalmente, esta massagem estimula o sistema imunológico, que é necessário para manter seu corpo forte e saudável.
Massagem Facial
Massagem, sob qualquer forma, no mínimo, aliviará os músculos e tirará a tensão do corpo, relaxando e acalmando a mente. Uma boa massagem feita regularmente ajuda a estimular a liberação de hormônios do bem estar, como endorfinas. Também melhora a circulação do sangue no corpo e faz com que a eliminação de resíduos seja mais eficiente.
Outra coisa boa é que a massagem não é só para o corpo e membros. Massagem também pode ser feito no rosto, e o melhor é que a massagem facial é um dos melhores tratamentos anti-envelhecimento.
A massagem facial ajuda a esfoliar a pele, removendo a sujeira e células mortas da pele, aumenta a circulação do sangue no rosto, o que torna a pele mais nutrida e dá um brilho saudável, melhora a elasticidade da pele, irá rejuvenecer ao remover rugas e linhas finas associadas com o envelhecimento.
Massagem Facial – Passo a Passo
Inicie a Massagem facial com a limpeza do rosto. A pele da face é exposta ao vapor quente, que abre os poros da pele, limpa-se a sujeira e maquiagem do rosto. Pode-se também aproveitar para remover cravos.
Com a pele limpa, o hidratante é aplicado no rosto para reduzir o atrito que irritaria a pele facial. O tipo de hidratante depende do tipo de pele do rosto da cliente. Hidratantes mais concentrados são aplicado à pele seca, por outro lado, um hidratante leve é aplicado sobre a pele facial oleosa. Às vezes, a aplicação do hidratante é ignorada para as pessoas com pele muito oleosa.
Massagem Facial
Abaixo o passo a passo para massagem facial que os terapeutas geralmente usam:
1. As mãos estão em concha ao redor da cabeça. Nesse sentido, os polegares seria colocado na frente, enquanto as pontas dos dedos são nas bochechas. Usando os polegares, fazer pequenos traços verticais na testa, em primeiro lugar para a linha logo acima das sobrancelhas, e então mover para mais acima na testa.
2. Uma pressão leve é aplicada entre as sobrancelhas usando os polegares. Os polegares, em seguida, se diregem ao longo da testa na direção da linha do cabelo.
3. Os movimentos circulares são feitos com os dedos sobre as têmporas, trabalhando a partir das bochechas para baixo e para o lado do rosto, até que os dedos cheguem ao queixo.
4. Uma linha é traçada com a ponta dos dedos sob as maçãs do rosto – em sentido as orelhas.
5. Outra linha, como um bigode, é desenhado com a ponta dos dedos a partir do lábio superior em direção as têmporas. Depois de alcançar com a ponta dos dedos as têmporas, um círculo é desenhado lá uma ou duas vezes.
Se você quer fazer em si mesmo, basta adaptar a seqüência para utilizar o indicador ao invés do polegar – já que a seqüência está prevendo a massagem facial sendo feita em outra pessoa.
Ayurvédica
Esta massagem trabalha as articulações e cadeias musculares de todo o corpo, mesclando deslizamentos, toques suaves e toques profundos com alongamentos e trações. A massagem ayurvédica é vigorosa e ajuda a liberar toxinas presas aos músculos e tecidos. Sua técnica tem origem na Índia há cerca de 6 mil anos. O terapeuta pode usar mãos, cotovelos e pés. Promove realinhamento postural, alivio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antiestresse e antidepressivo. Não há contraindicações.
Lomi Lomi
Técnica de origem havaiana feita com o uso dos antebraços e das mãos, com manobras contínuas, longas e fluídas, trabalhando totalmente o corpo, que é massageado em vários lugares ao mesmo tempo, como se ondas passassem por ele. O massagista orienta o cliente a fazer respirações para otimizar os resultados. A massagem pode ser muito lenta para relaxar ou mais rápida a fim de ter efeito revigorante. Entre os benefícios apontados estão a estimulação das energias, o equilíbrio das emoções, o combate ao estresse e a ativação da circulação sanguínea. Segundo a diretora do Spa Setti+Nandi, Alessandra Gubeissi, a técnica recupera e mantém a saúde física, psíquica e mental e desbloqueia o fluxo da energia vital. Não há contraindicações.
Modeladora
Feita com movimentos rápidos e intensos para esculpir o corpo e reduzir medidas, apenas com as mãos. Pode ser combinada com o uso de cosméticos que ajudam a queimar gorduras localizadas. Ajuda a eliminar gordura localizada, celulite e flacidez, principalmente em regiões de barriga, coxas e quadris. Técnica muito indicada para associar a outros tratamentos como, Manthus, Heccus e Drenagem Linfática. É contraindicada somente para gestantes.
3 tipos de massagens para gestantes
Automassagem
Este tipo de massagem não possui efeito terapêutico, porém aumenta o bem-estar.
Hugo Sabatino, professor de ginecologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) declara : “Ela melhora a autoestima, que sofre muito impacto na gravidez”.
“Era super-relaxante e me preparava para dormir bem”, conta Luna Weyel, 28, que teve seu filho Davi no último dia 5, fez automassagem durante toda a gestação.
Shiatsu
Está relacionada aos pontos que correspondem a diferentes órgãos do corpo são os mesmos da acupuntura, portanto atenção !Existem pontos que podem levar ao aborto e não devem ser estimulados, estão os relativos ao intestino grosso e ao baço-pâncreas.
De acordo com Sabrina Rodrigues que é fisioterapeuta e acupunturista, do Shiatsu Luiza Sato, muitos médicos contraindicam a massagem no primeiro trimestre, mas que, se a massagem for aplicada por terapeuta qualificado, pode ajudar inclusive nessa fase. “É possível reduzir o enjoo do começo da gravidez”, explica ela. Alguns dos pontos positivos desta massagem,auxilia na circulação, minimiza dores lombares e controla a ansiedade da gestante.
Drenagem linfática
é famosa por diminuir a retenção de líquidos comum nas gestantes. Pode ser feita nos noves meses, é importante salientar que este tipo de massagem não possui efeito preventivo. Mary Nakamura, professora de obstetrícia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). afirma :”Diminui o inchaço temporariamente, mas quem tem propensão continuará com o problema”, A drenagem linfática proibida para grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas. Como a hipertensão pode surgir subitamente. A grávida deita de lado, de preferência do esquerdo. O abdômen é evitado e a massagem deve ser realizada superficialmente.
5 tipos de massagem nas mãos
Conheça 5 tipos de massagens feitas nas mãos, que ajudam muito a relaxar, principalmente para aquelas pessoas que usam muito as mãos no seu trabalho, como por exemplo, quem trabalha digitando ou com qualquer outro tipo de atividade que exija muito das suas mãos.
1°) Shemen – Localizado no lado ulnar do punho, no lado radial do tendão do músculo flexor carpal ulnar, atrás do osso pisiforme. Seu estimulo é benéfico nos seguintes distúrbios : angina, neurastenia, ansiedade, palpitação, dor de cabeça e tontura, dor na garganta, dor no punho.
2°) Daling (Dairyo) Localizado no meio da prega do punho no lado palmar, entre os muscúlos palmar e longo e flexor carpo-radial. Seu estimulo é benéfico nos seguintes disturbios: insonia; ansiedade; depressão; opressão no peito, palpitação, halitose, hiperidrosepalmar; artrite no punho.
3° P9 – Taiyuan – Localizado no lado radial e medial, no fim da linha do punho, entre os tendões do musculo adutor longo do polegar e musculo extensor largo carpo radial. Estimulação indicada nos casos de: asma; tosse, turbeculose pulmonar; dor no peito e mamas; amigdalite; dor no braço.
4°)Shaofu – Localizado na palma, entre o quarto e o quinto metacarpos, atras das juntas metacarpofalangianas. Indicaçoes terapeuticas: qualquer problema do coração; palpitação; diurese; enurese; dor no lado ulnar do antebraço.
5°) Laogong (Rokyu) – Localizado na palma, na região próxima da articulação metacarpo-falangeal, entre o terceiro e o quarto metacarpos. O estimulo deste ponto é benéfico para os seguintes disturbios: estromatite; anorexia; soluço; ansiedade; preguiça e cançaso; dermatite palmar; prurido. O estimulo dos pontos acima citados já foram testados e tem efeito benéfico em todos os casos citados e de outros que não foram mencionados. Entre tanto nunca deixe de procurar um médico quando algo lhe pertubar.
Aprenda passo a passo como fazer massagem nas costas
Atualmente existem centenas de tipos diferentes de massagem, ou sejam uma gama imensa com técnicas de massagens, porém alguns movimentos simples irão lhe auxiliar a fazer uma relaxante massagem nas costas, seja ela com intuito de aliviar a dor de outros ou simplesmente ajudá-los a relaxar.
1º passo: Passe uma toalha como o ferro e coloque-a ainda quente nas costas . Aperte a região com as duas mãos. Faça este movimento 3 vezes . Com hidratante, deslize as mãos de cima para baixo e de baixo para cima. Escolha um óleo ou loção. Você deve escolher um óleo de massagem ou loção. Algo que seja feito para esse fim e que tenha um aroma agradável..
2º Passo : É indispensável que a massagem seja dada sobre a pele exposta. Para manter o pudor normalmente é utilizado, um lençol, e a pessoa pode ficar coberta debaixo do pano ou seja (roupas íntimas também pode ser mantidas).
3ºPasso : Aplique o creme ou óleo. Basta adicionar algumas gotas de óleo ou loção. Você não deve aplicar muito, mas deve por o suficiente para que suas mãos deslizem sobre a superfície da pele. É mais fácil adicionar um pouco mais, se necessário, do que ter óleo demais para limpar depois.
4º Passo : Comece a massagem nas costas com batidas longas e lentas. Comece na parte inferior das costas. Mantenha as mãos abertas e dê pequenos golpes lentamente com as mãos para cima. Aplique pressão média. Continue os golpes até o começo dos ombros. Continue por uns minutos. Isso vai ajudar a pessoa a relaxar e fazer a massagem nas costas começar na direção certa. Aperte um pouco mais e faça o movimento dos dois lados das costas. Estique a pele no sentido horizontal. Com as mãos, faça movimento circular. Amasse a pele de toda a região. Não belisque forte para não machucar . Deslize as mãos de cima para baixo até os glúteos e, então, volte ao topo
5º Passo :Nódulos para massagem e partes endurecidas. Após o relaxamento total, e atinja alvos específicos como nódulos e músculos endurecidos. Massageie gentilmente os músculos dos ombros, em movimentos circulares. Não pressione muito. Você pode também massagear cada lado da coluna vertebral descendo até a parte inferior das costas. Certifique-se de estar atento as escápulas e a coluna vertebral.
Estas dicas acima são um passo a passo de uma massagem nas costas que a deixará bem leve. Peça para alguém dar a você esse momento de relaxamento!